Realização
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VIII Curso
de
Verão de Capacitação
Docente e Profissional em Informática em Saúde
Curso Intensivo de Férias
Aprimoramento Universitário
Modalidade Semipresencial
Carga horária: 80 horas
Início da Fase
Presencial:
27 de janeiro a 2 de fevereiro 2013
Campinas, SP
Coordenação Geral: Prof.Dr. Renato
M.E. Sabbatini, PhD
Objetivos
e Características
Assista a
trechos de uma aula típica do curso,
pelo Prof. Renato M.E. Sabbatini
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Curso
voltado a instituições e empresas que desejam especialmente capacitar
seus docentes, instrutores, etc. na introdução
de cursos e
treinamentos voltados para a área de TICs em Saúde, bem como na
fundação de grupos de P&D na área.Também é
uma sólida introdução para quem deseja passar a trabalhar nessa área,
como
desenvolvedor,
professor, consultor ou pesquisador.
O
curso tem uma programação equivalente à uma mini-especialização,
mas
dada intensivamente em apenas 4 semanas, sendo uma semana presencial de forma intensiva e
integral, e o
restante à distância, através da Web. É ideal
para
quem tem pouco tempo para adquirir rapidamente uma formação básica e
muito abrangente na área. O
certificado emitido é de um curso de extensão universitária, pelo
Instituto Edumed.
Este curso
foi dado sob a coordenação do Prof. Sabbatini 10 vezes entre 1989 e
1997, no Brasil e Argentina, tendo formado cerca de 200 docentes e
profissionais e levado à criação de cerca de 20 núcleos e grupos de
informática biomédica nesses paises, sendo que grandes nomes da
informática em saúde nacional tiveram a sua introdução ao tema e início
de carreira neste curso.
Estamos muito felizes em anunciar que estará sendo editado
novamente nas férias de verão a partir de 2013.
Público-Alvo
Profissionais
minimamente com curso de graduação em ciências da saúde ou em informática, engenharia e
áreas afins, que
pretendem atuar no ensino, pesquisa, implantação ou gestão de
tecnologias de informação em entidades públicas ou privadas para a área
da saúde.
Pré-Requisitos
- Ser
graduado em um curso superior (tecnólogo, licenciado ou
bacharel), em curso reconhecido pelo MEC ou Secretaria de Estado de
Educação
- Ter
capacitação básica no uso de computadores, inclusive
programas
de produtividade (Office ou similar), e noções de
navegação, buscas e download de arquivos na Internet.
Realização
O curso
é organizado, promovido, realizado e coordenado
didatica-pedagogicamente pelo Centro Internacional de
Tecnologias de Informação em Saúde do Instituto Edumed para
Educação em Medicina e Saúde (www.edumed.net)
uma
instituição de pesquisa,
desenvolvimento e
educação a distância em ciências da saúde.
Programa
A parte
presencial do curso será ministrado em 13
períodos, em 6 dias sucessivos.
Veja aqui uma lista
completa das aulas, demonstrações e exercícios do curso
- Domingo:
Abertura
as 18 h. Apresentação do curso, divisão em grupos, distribuição do
material, apresentação dos participantes Palestra: O Ensino de
Informática em Saúde no Nível Superior. NB: Os participantes devem
chegar no domingo de manhã ou a tarde.
- Segunda:
Fundamentos da Informática em Saúde, Ética, Como se Profissionalizar na
Área com Sucesso. Bases de
Dados em Saúde e Prontuário Eletrônico do Paciente. GED, Prescrição
Eletrônica.
- Terça:
Padrões em
Informática em Saúde, Arquiteturas do PEP. Processamento
Digital de Sinais e Imagens Médicas, PACS
- Quarta:
Telemedicina e Telessaúde, Aplicações Móveis em Saúde. Como Implantar
um Projeto de Telessaúde. : Sistemas de
Apoio a Decisão (diagnóstico e terapia, lembretes e alertas, etc),
Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Redes Neurais
- Quinta:
Informatização de Organizações em Saúde (Hospitais, Laboratórios,
Clinicas, etc.). Gestão de Sistemas de Informação em
Saúde. eSaúde e
Informática na Saúde Pública, Redes Comunitárias de Informação em Saúde.
- Sexta
Tecnologias
e Aplicações da Internet. Portais, sites profissionais, aplicativos
on-line, sistemas baseados na Web.. Aplicações
no Ensino e Pesquisa. Educação a Distância, e-Learning, Simulações.
Coleta e análise de dados de pesquisa, acesso a bases bibliográficas e
de dados
- Sábado:
Como Montar
uma Disciplina de Informática em Saúde. Como
Ensinar Informática Básica para alunos de saúde (PC. Windows,
processamento de textos, planilhas, Internet. etc;
Método
de Ensino
Para
cumprir esse programa, o curso constará das seguintes atividades:
- Aulas teóricas, com
apresentação de slides, seguidas de discussão entre os participantes
- Aulas
práticas, com um
participante por microcomputador, para demonstração e uso prático de
softwares aplicativos genéricos e específicos utilizados no ensino da
Informática em Saúde. Os
participantes receberão previamente um manual didático e de uso e um
roteiro de exercícios práticos propostos para o ensino.
;
- Grupos
de trabalho, para
realização de atividades conjuntas de elaboração de exercícios
propostos.
- Seminários
de discussão entre
todos os participantes.
- Quanto
às atividades de
capacitação
docente sobre as aplicações médicas da Informática, cada
aula ocupará
um período e será composta de Discussão
pedagógica sobre a
área de aplicação e a
metodologia de ensino da área de aplicação..
Os participantes receberão um
roteiro didático proposto, e
bibliografia específica
sobre cada área, previamente, que serão usadas para a discussão
subsequente:
Trabalho de
Conclusão de Curso, cada
aluno deverá elaborar um planejamento de implantação de uma disciplina
(Graduação, PG, ou Extensão) em informática em saúde em sua instituição
de ensino, empresa, etc. Essa elaboração será feita durante a parte a
distância e será apresentada em um evento por webconferência em tempo
real.
Avaliação do Aprendizado
Para avaliação, serão consideradas as notas das provas
[ teste de múltipla escolha e as notas das
apresentações de trabalhos realizados nas aulas, bem como a
participação de cada aluno, o conteúdo do material coletado na Internet
e sua interpretação e os questionamentos apresentados ao professor
sobre eventuais dúvidas e/ou conclusões, nas aulas a distância. O TCC
também contará nota.
Material Fornecido
Cada aluno
receberá uma pasta classificadora com extenso material, contendo:
- Manul do
Aluno, com Informações gerais e
programa do curso, objetivos de aprendizagem, etc
- Bibliografia
extensa mais de 100 artigos
e mais de 40 livros e relatórios técnicos eletrônicos e teses em texto
completo em TI em Saúde
- DVD com
mais de 50 softwares de dominio
público, aplicativos na área da saúde, e cópias de todos os textos em
PDF, bem como vídeos gravados de todas as aulas
- Copias
dos slides de todas as aulas em
PDF
- Roteiros
de estudos de todas as aulas,
com bibliografia e recursos na Internet indicados
- Roteiros
de aulas práticas de todas as
aulas (com sugestões para ensino)
- Impressos
dos slides com espaço para
anotação
- Folhas
soltas para anotação
e DVD em branco para downloads
Bibliografia
oficial:
Site
do Curso
Todos
os participantes inscritos
terão acesso ao ambiente do curso, antes, durante, e por um
período
de até 30 dias após o término do mesmo, mediante uma senha recebida na
inscrição. O ambiente, montado na plataforma Moodle, contém:
- Slides
das aulas
- Bibliografia
recomendada, inclusive
e-books em texto completo
- Artigos
de aprofundamento, c om
texto completo
- Imagens,
animações e diagramas
didáticos
- Lista
de recursos e links na
Internet
- Exercícios
e tarefas presenciais e a distância
- Lista
de discussão para perguntas e
dúvidas
- Dados
de contato dos outros
participantes do curso
- Sala
de videoconferência para
trabalho em grupo
Entre
no site
de apoio do curso (apenas para alunos inscritos)
Coordenação
Didática e Científica
Renato
M. E.
Sabbatini, PhD
- Fundador
e presidente do Instituto Edumed
para Educação em Medicina e Saúde (2000-presente) e
coordenador do
seu Centro Internacional
de Tecnologias de Informação em Saúde (CITIS)
- Secretario
Executivo e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação do Instituto
HL7 Brasil (2011-presente)
- Professor
Associado e Ex-Chefe da Área de Informática Médica da Faculdade de
Ciências Médicas da UNICAMP (1986-2003)
- Fundador,
Pesquisador Associado e Ex-Diretor do Núcleo de
Informática Biomédica da Universidade
Estadual de Campinas (1983-2003).
- Diretor
de Informática da Associação Médica
Brasileira (1994-1999)
- Fundador
(1983), vice-presidente, e presidente (1988-1990) da Sociedade Brasileira
de Informática em Saúde, e diretor
de Educação e Capacitação Profissional (2008-2012)
- Membro
da Comissão de Educação a Distância da UNICAMP (1998-2003)
- Membro
da Comissão de Internet da Associação de Informática Médica Americana (AMIA)
- Membro
dos Grupos de Interesse de Informática para o Desenvolvimento e de
Saúde 2.0 da Associação Internacional de
Informática Médica (IMIA)
- Consultor
em Informática em Saúde para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização
Panamericana de Saúde (OPAS), Banco
Interamericano de Desenvolvimento (BID), Conselho Nacional
de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre outras.
- Fundador
e editor-chefe das revistas Revista Brasileira de Informática em Saúde,
Boletins Edumed News, Telemed News, SBIS News, Revista Informedica,
Revista Informática em Saúde e
Revista Informedic (site das revistas).
- Autor
de vários livros e centenas de artigos científicos e de divulgação na
área
Home
page: www.sabbatini.com/renato
Carga
Horária e Número
de vagas
Carga
Horária Presencial: 50 horas-aula + 10 horas de trabalhos
práticos.
Carga Horária a Distância: 20 horas
Total: 80 horas
Até 25
vagas.
Datas
e locais
A
próxima turma do curso será
iniciada no dia 20 de janeiro de 2013 e tem término previsto para 1 de
março de 2013. Os alunos terão um mes adicional para
terminar e apresentar
a monografia de conclusão de curso.
Datas
da primeira parte a
distância: 20 a 27 de janeiro de 2013.
Datas da
parte presencial: 27 de
janeiro a 2 de fevereiro de 2013
Datas da segunda
parte a distância: 3 de fevereiro a 7 de março de 2013.
Local de
realização da parte presencial:
Local:
Sede do
Instituto Edumed em Campinas. (Botafogo, Centro).
Inscrições
e
investimento
Um
participante: R$ 3.600,00
Dois participantes da mesma instituição ou empresa: 10% de desconto;
Por pessoa: R$ 3240,00
Três ou mais participantes: 15% de desconto. Por pessoa: R$ 3060,00
Oferta especial só para o grupo predecessor convidado: GANHE
UM BÔNUS de 500 reais se você se
inscrever até o dia
15 de janeiro: apenas R$
3.100,00 se você quiser pagar pelo PagSeguro,
ainda poderá parcelar em várias vezes no cartão (porém com juros
cobrados diretamente pelo PagSeguro). Se preferir essa opção, clique no
botão abaixo para efeturar essa compra pelo UOL PagSeguro
Se você fizer o pagamento à vista através de TED bancário, há um
desconto adicional, chegando ao valor total final de R$ 2.900,00.
O pagamento a vista deve ser feito por transferência para a conta
bancária (por favor envie por email o comprovante de depósito):
Banco: Santander
Agência: 3910
Conta Corrente: 13.003081-5
Razão Social: Webpraxis International Ass Cons Ltda.
CNPJ: 03.184.756/0001-26
Referência: CVIS2013
Certificação
Os aprovados
terão direito a um certificado de aprimoramento
universitário,
concedido pelo Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde.
Atenção:
os certificados serão concedidos somente para os alunos que completarem
média final de 7,0 e presença minima de 100% na parte presencial e 20
horas na parte a distância.
Copyright
2012 Instituto Edumed
Atualizado
em 5/12/2012
contato@edumed.net
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