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VIII Curso de Verão de Capacitação
Docente e Profissional em Informática em Saúde

Curso Intensivo de Férias
Aprimoramento Universitário
Modalidade Semipresencial

IX Curso de Verão 2015: Clique aqui para informações

Carga horária: 80 horas

Início da Fase Presencial: 
27 de janeiro a 2 de fevereiro 2013
Campinas, SP

Coordenação Geral: Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini, PhD

TopoObjetivos e Características


Assista a trechos de uma aula típica do curso, pelo Prof. Renato M.E. Sabbatini
Curso voltado a instituições e empresas que desejam especialmente capacitar seus docentes, instrutores, etc.  na introdução de cursos e treinamentos voltados para a área de TICs em Saúde, bem como na fundação de grupos de P&D na área.Também é uma sólida introdução para quem deseja passar a trabalhar nessa área, como desenvolvedor, professor, consultor ou pesquisador

O curso tem uma programação equivalente à uma mini-especialização, mas dada intensivamente em apenas 4 semanas, sendo uma semana presencial
de forma intensiva e integral, e o restante à distância, através da Web.  É ideal para quem tem pouco tempo para adquirir rapidamente uma formação básica e muito abrangente na área. O certificado emitido é de um curso de extensão universitária, pelo Instituto Edumed.

Este curso foi dado sob a coordenação do Prof. Sabbatini 10 vezes entre 1989 e 1997, no Brasil e Argentina, tendo formado cerca de 200 docentes e profissionais e levado à criação de cerca de 20 núcleos e grupos de informática biomédica nesses paises, sendo que grandes nomes da informática em saúde nacional tiveram a sua introdução ao tema e início de carreira neste curso.  Estamos muito felizes em anunciar que estará sendo editado novamente nas férias de verão a partir de 2013.

TopoPúblico-Alvo 

Profissionais minimamente com curso de graduação em ciências da saúde ou em informática, engenharia e áreas afins, que pretendem atuar no ensino, pesquisa, implantação ou gestão de tecnologias de informação em entidades públicas ou privadas para a área da saúde.

TopoPré-Requisitos 

  • Ser graduado em um curso superior (tecnólogo, licenciado ou bacharel), em curso reconhecido pelo MEC ou Secretaria de Estado de Educação
  • Ter capacitação básica no uso de computadores, inclusive programas de produtividade (Office ou similar), e noções de navegação, buscas e download de arquivos na Internet.

TopoRealização 

O curso é organizado, promovido, realizado e coordenado didatica-pedagogicamente pelo Centro Internacional de Tecnologias de  Informação em Saúde do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde (www.edumed.netuma instituição de pesquisa, desenvolvimento e educação a distância em ciências da saúde.

TopoPrograma 

A parte presencial do curso será ministrado em 13 períodos, em 6 dias sucessivos.

Veja aqui uma lista completa das aulas, demonstrações e exercícios do curso

  • Domingo:  Abertura as 18 h. Apresentação do curso, divisão em grupos, distribuição do material, apresentação dos participantes Palestra: O Ensino de Informática em Saúde no Nível Superior. NB: Os participantes devem chegar no domingo de manhã ou a tarde.
  • Segunda: Fundamentos da Informática em Saúde, Ética, Como se Profissionalizar na Área com Sucesso. Bases de Dados em Saúde e Prontuário Eletrônico do Paciente. GED, Prescrição Eletrônica.
  • Terça: Padrões em Informática em Saúde, Arquiteturas do PEP. Processamento Digital de Sinais e Imagens Médicas, PACS
  • Quarta: Telemedicina e Telessaúde, Aplicações Móveis em Saúde. Como Implantar um Projeto de Telessaúde. : Sistemas de Apoio a Decisão (diagnóstico e terapia, lembretes e alertas, etc), Inteligência Artificial, Sistemas Especialistas, Redes Neurais
  • Quinta: Informatização de Organizações em Saúde (Hospitais, Laboratórios, Clinicas, etc.). Gestão de Sistemas de Informação em Saúde. eSaúde e Informática na Saúde Pública, Redes Comunitárias de Informação em Saúde.
  • Sexta Tecnologias e Aplicações da Internet. Portais, sites profissionais, aplicativos on-line, sistemas baseados na Web.. Aplicações no Ensino e Pesquisa. Educação a Distância, e-Learning, Simulações. Coleta e análise de dados de pesquisa, acesso a bases bibliográficas e de dados
  • Sábado: Como Montar uma Disciplina de Informática em Saúde. Como Ensinar Informática Básica para alunos de saúde (PC. Windows, processamento de textos, planilhas, Internet. etc;

TopoMétodo de Ensino

Para cumprir esse programa, o curso constará das seguintes atividades:

  •  Aulas teóricas, com apresentação de slides, seguidas de discussão entre os participantes
  •  Aulas práticas, com um participante por microcomputador, para demonstração e uso prático de softwares aplicativos genéricos e específicos utilizados no ensino da Informática em Saúde. Os participantes receberão previamente um manual didático e de uso e um roteiro de exercícios práticos propostos para o ensino. ;
  •  Grupos de trabalho, para realização de atividades conjuntas de elaboração de exercícios propostos.
  •  Seminários de discussão entre todos os participantes.
  • Quanto às atividades de capacitação docente sobre as aplicações médicas da Informática, cada aula ocupará um período e será composta de Discussão pedagógica sobre a área de aplicação e a metodologia de ensino da área de aplicação.. Os participantes receberão um roteiro didático proposto, e  bibliografia específica sobre cada área, previamente, que serão usadas para a discussão subsequente:
Trabalho de Conclusão de Curso, cada aluno deverá elaborar um planejamento de implantação de uma disciplina (Graduação, PG, ou Extensão) em informática em saúde em sua instituição de ensino, empresa, etc. Essa elaboração será feita durante a parte a distância e será apresentada em um evento por webconferência em tempo real.

Avaliação do Aprendizado

Para avaliação, serão consideradas as notas das
provas [ teste de múltipla escolha e as notas das apresentações de trabalhos realizados nas aulas, bem como a participação de cada aluno, o conteúdo do material coletado na Internet e sua interpretação e os questionamentos apresentados ao professor sobre eventuais dúvidas e/ou conclusões, nas aulas a distância. O TCC também contará nota.

TopoMaterial Fornecido

Cada aluno receberá uma pasta classificadora com extenso material, contendo:
  • Manul do Aluno, com Informações gerais e programa do curso, objetivos de aprendizagem, etc
  • Bibliografia extensa mais de 100 artigos e mais de 40 livros e relatórios técnicos eletrônicos e teses em texto completo em TI em Saúde
  • DVD com mais de 50 softwares de dominio público, aplicativos na área da saúde, e cópias de todos os textos em PDF, bem como vídeos gravados de todas as aulas
  • Copias dos slides de todas as aulas em PDF
  • Roteiros de estudos de todas as aulas, com bibliografia e recursos na Internet indicados
  • Roteiros de aulas práticas de todas as aulas (com sugestões para ensino)
  • Impressos dos slides com espaço para anotação
  • Folhas soltas para anotação e DVD em branco para downloads
Bibliografia oficial:

TopoSite do Curso

Todos os participantes inscritos terão acesso ao ambiente  do curso, antes, durante, e por um período de até 30 dias após o término do mesmo, mediante uma senha recebida na inscrição. O ambiente, montado na plataforma Moodle, contém:

  • Slides das aulas  
  • Bibliografia recomendada, inclusive e-books em texto completo  
  • Artigos de aprofundamento, c om texto completo  
  • Imagens, animações e diagramas didáticos  
  • Lista de recursos e links na Internet  
  • Exercícios e tarefas presenciais e a distância
  • Lista de discussão para perguntas e dúvidas  
  • Dados de contato dos outros participantes do curso
  • Sala de videoconferência para trabalho em grupo 
Entre no site de apoio do curso (apenas para alunos inscritos)

TopoCoordenação Didática e Científica

Renato M. E. Sabbatini, PhD 

  • Fundador e presidente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde (2000-presente) e coordenador do seu Centro Internacional de Tecnologias de Informação em Saúde (CITIS)
  • Secretario Executivo e coordenador do Grupo de Trabalho de Educação do Instituto HL7 Brasil (2011-presente)
  • Professor Associado e Ex-Chefe da Área de Informática Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (1986-2003)
  • Fundador, Pesquisador Associado e Ex-Diretor do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas (1983-2003).
  • Diretor de Informática da Associação Médica Brasileira (1994-1999)
  • Fundador (1983), vice-presidente, e presidente (1988-1990) da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, e diretor de Educação e Capacitação Profissional (2008-2012)
  • Membro da Comissão de Educação a Distância da UNICAMP (1998-2003)
  • Membro da Comissão de Internet da Associação de Informática Médica Americana (AMIA)
  • Membro dos Grupos de Interesse de Informática para o Desenvolvimento e de Saúde 2.0 da Associação Internacional de Informática Médica (IMIA)
  • Consultor em Informática em Saúde para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre outras.
  • Fundador e editor-chefe das revistas Revista Brasileira de Informática em Saúde, Boletins Edumed News, Telemed News, SBIS News, Revista Informedica, Revista Informática em Saúde e Revista Informedic (site das revistas).
  • Autor de vários livros e centenas de artigos científicos e de divulgação na área

Home page: www.sabbatini.com/renato 

TopoCarga Horária e Número de vagas

Carga Horária Presencial: 50 horas-aula + 10 horas de trabalhos práticos.
Carga Horária a Distância: 20 horas
Total: 80 horas

Até 25 vagas.

TopoDatas e locais

A próxima turma do curso será iniciada no dia 20 de janeiro de 2013 e tem término previsto para 1 de março de 2013. Os alunos terão um mes adicional para terminar e apresentar a monografia de conclusão de curso.

Datas da primeira parte a distância: 20 a 27 de janeiro de 2013.
Datas da parte presencial: 27 de janeiro a 2 de fevereiro de 2013
Datas da segunda parte a distância: 3 de fevereiro a 7 de março de 2013.

Local de realização da parte presencial:

Local: Sede do Instituto Edumed em Campinas. (Botafogo, Centro).

TopoInscrições e investimento

Um participante: R$ 3.600,00
Dois participantes da mesma instituição ou empresa: 10% de desconto; Por pessoa: R$ 3240,00
Três ou mais participantes: 15% de desconto. Por pessoa: R$ 3060,00

Oferta especial só para o grupo predecessor convidado: GANHE UM BÔNUS de 500 reais se você se inscrever até o dia 15 de janeiro: apenas R$ 3.100,00 se você quiser pagar pelo PagSeguro, ainda poderá parcelar em várias vezes no cartão (porém com juros cobrados diretamente pelo PagSeguro). Se preferir essa opção, clique no botão abaixo para efeturar essa compra pelo UOL PagSeguro

Se você fizer o pagamento à vista através de TED bancário, há um desconto adicional, chegando ao valor total final de R$ 2.900,00.

O pagamento a vista deve ser feito por transferência para a conta bancária (por favor envie por email o comprovante de depósito):

Banco: Santander
Agência: 3910
Conta Corrente: 13.003081-5
Razão Social: Webpraxis International Ass Cons Ltda.
CNPJ: 03.184.756/0001-26
Referência: CVIS2013


TopoCertificação

Os aprovados terão direito a um certificado de aprimoramento universitário, concedido pelo Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde.

Atenção: os certificados serão concedidos somente para os alunos que completarem média final de 7,0 e presença minima de 100% na parte presencial e 20 horas na parte a distância.


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Atualizado em 5/12/2012
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